Connect with us

Faturamento Recorrente

[Vídeo] Vindi convida Best Berry para bate papo

Published

on

best berry video

Faturamento Recorrente

Receita recorrente: os segredos do sucesso.

Published

on

receita recorrente

De clubes de assinatura de cervejas e vinhos a sistemas de gestão online, o modelo de pagamentos recorrentes ganha cada vez mais adeptos no Brasil.

A praticidade é o que leva os clientes a optarem por esse tipo de modelo. Basta contratar uma única vez, definir o tempo desse serviço (cada empresa oferece diferentes planos), passar alguns dados pessoais e bancários e pronto. Nesse texto, vamos explorar o segredo da Receita Recorrente.

Receita recorrente: os segredos do sucesso.

O acesso ao serviço é, na maioria das vezes, imediato, e não é mais preciso se preocupar com burocracia ou com a renovação de contratação todo mês. O processo é todo automático.

Diante de tantos benefícios, você também pode ter se interessado em implantar o sistema de recorrência em sua empresa. Mas antes de colocar a mão na massa, conheça alguns segredos para ter sucesso com esse modelo:

Ofereça flexibilidade de planos e contratos
O modelo de recorrência não deve funcionar como, por exemplo, os planos de academia que “prendem” os clientes a um determinado período para reduzir a mensalidade.

O consumidor deve ter a liberdade de poder cancelar a sua assinatura a qualquer momento, sem taxas ou burocracia. Se não quer mais o serviço, é só solicitar o cancelamento.

Essa praticidade na contratação chama a atenção do cliente e faz com que o modelo dê certo. Se não seguir essa linha, apesar de prender o cliente no curto prazo, em longo prazo as chances de fracasso são grandes.

Conheça o seu cliente
A retenção de clientes é uma das vantagens que o modelo de pagamento recorrente traz, pois o consumidor deixa de comprar uma vez pelo produto e passa a pagar periodicamente. No entanto, para tirar proveito dessa assiduidade é preciso estar próximo do consumidor e entender as suas necessidades.

Por exemplo, uma marca que trabalhe com assinatura de sapatos precisa, no mínimo, saber a numeração de cada um dos clientes. Mas isso é o básico. Para ir além, e satisfazer cada um deles, a fim de mantê-los na base de assinantes por mais tempo, é preciso descobrir modelo, cores e marcas de preferência. E com esses dados em mãos, enviar produtos direcionados para cada comprador.

Sistema de gestão de faturamento eficiente
As planilhas do Excel e sistemas de ERP podem ser muito úteis para o controle financeiro de uma empresa. Mas quando essa empresa trabalha com modelo de pagamento recorrente, essas ferramentas não são suficientes.

A cobrança recorrente exige uma gestão cuidadosa e criteriosa de contratos e pagamentos. A automatização desse processo deve acontecer de maneira inteligente. O programa deve ter a capacidade de identificar várias datas para cobrança recorrente, valores diferenciados e proporcionais ao uso de cada assinante.

Gerenciamento adequado de contratos
A renovação e reajuste de contratos também precisam estar dentro de um processo automatizado, assim como atualizações em sistemas e serviços. Esse gerenciamento deve permitir criação de regras para que cada cobrança e contrato sejam tratados de maneira individual, de acordo com as especificidades de cada um.

É nesse ponto-chave que algumas empresas acabam se perdendo e desperdiçando os benefícios do modelo recorrente. A gestão do faturamento recorrente precisa levar em conta a proporcionalidade de uso, além de permitir a criação de regras conforme o cliente. Fique atento: não é qualquer ferramenta que oferece isso.

Controle de inadimplência
É preciso identificar os clientes com o pagamento em atraso, gerar cobrança automática para eles, e, caso não surta efeito, suspender imediatamente a entrega de serviços ou produtos. Esse provisionamento deve ser feito de maneira dinâmica para que a empresa não tenha prejuízo com quem deixou de pagar.

Reprocessamento automático de cartão de crédito
Estudos apontam que mais de 20% das transações de cartão de crédito são rejeitadas devido ao cartão de crédito estar expirado, sem limite ou por suspeita de fraude. O reprocessamento e a comunicação com o cliente devem acontecer de maneira automática, para otimizar tempo e evitar falhas humanas.

cobranca recorrente

Se você está procurando uma solução para ajudar na adoção do modelo de pagamento recorrente, conheça a Vindi. Além de customizável, ele gera cobranças calculadas com base no uso, um grande diferencial em relação aos concorrentes.

Continue Reading

Faturamento Recorrente

Como reduzir inadimplência em negócios recorrentes?

Published

on

inadimplencia cobranca recorrente

Diversos fatores influenciam o surgimento da inadimplência. Fatores como valor da cobrança, se é feito para pessoa física ou jurídica, facilidade em realizar os pagamentos e opções de meio pagamentos contribuem para todo tipo de inadimplência. Por isso decidimos escrever esse texto com as principais dicas de como reduzir inadimplência em negócios recorrentes. Vamos a elas.

ANTES DA INADIMPLÊNCIA ACONTECER

1. Comunicação efetiva antes do vencimento: Entregue a cobrança com antecedência, lembre antes do vencimento por e-mail ou SMS. Alerte para os benefícios do pagamento em dia.

2. Identifique cobranças não “recebidas”: Quando se tratar de cobrança que dependa de ação do cliente (como é o caso dos boletos bancários), garanta que todos os clientes receberam e abriram a comunicação. A entrega pode ser feita por e-mail ou correios.

3. Facilite o Recebimento: Quanto mais opções fornecidas para o cliente, mais fácil fica para ele, e menor é o atrito para que o pagamento seja realizado.

4. Separe os clientes em grupos (clusterização): esquecidos, esporádicos, frequentes, quebrados e operadores. Não entenda que a Inadimplência é um grupo único de clientes. Os subgrupos devem receber tratamento diferentes, e ter condições diferentes para quitar sua dívida?

SE NÃO FOR POSSÍVEL EVITAR A INADIMPLÊNCIA

5. Re-geração de boletos automática: Atualizar a data do vencimento, já calculado com multa e juros de forma automática ajuda o cliente a não ter que fazer fila no banco para calcular a multa e juros e receber o pagamento. Com isso, aumenta o número de clientes pagantes?

6. Tenha uma régua de comunicação eficiente: Mantenha comunicação com os clientes inadimplentes com frequência via e-mail, SMS e se necessário, por telefone. Avise dos problemas que ocorrerão caso a situação persista (multa, juros, suspensão do serviço, inclusão no cadastro de proteção ao crédito, etc.)?

7. Suspenda o Serviço: Dependendo do seu segmento de atuação, a simples ameaça de suspensão do serviço é suficiente para motivar o pagamento. Se após a comunicação com prazo final para pagamento não surtir efeito, suspenda o serviço até que a parcela tenha sido paga.

DEVEDORES PERSISTENTES

8. Notificação Extra Judicia: Após cumprir todos os passos de comunicação e punição (como suspensão do serviço) sem ter sucesso na cobrança, é necessário endurecer a conversa: Envie Notificação Extrajudicial com os valores atualizados da dívida. Dê um prazo curto, de no máximo 7 dias para o cliente se pronunciar e quitar o débito.

9. Serasa / SCPC: Inclua o cliente no cadastro de proteção ao crédito quando o atraso completar 30 dias. Muitas vezes, a própria correspondência que ele recebe, já é suficiente para ele pagar a mensalidade em atraso.

10. Renegocie a dívida: Ofereça parcelamentos via débito em conta, cartão de crédito, ou boleto com assinatura de confissão de dívida. Se for online, reduz custos administrativos e evita constrangimento do cliente em assumir pessoalmente que é devedor.

Gostou das dicas? Comente

Continue Reading

Faturamento Recorrente

[Vídeo] Let’s Talk com Junior Crocco

Published

on

crocco - fitness digital

A Vindi bateu um papo sobre o mercado fitness e de academias com o Junior Crocco, fundador do Fitness Digital e do Leads 3X). Crocco é um dos especialistas do mercado e possui grande experiência.

Assista ao vídeo a seguir.

Se cadastre para receber os próximos, clique aqui.

Continue Reading

Trending

Direitos Reservados @Cobrança Recorrente - Vindi

Shares
Share This