Connect with us

Faturamento Recorrente

Receita recorrente: os segredos do sucesso.

Published

on

receita recorrente

De clubes de assinatura de cervejas e vinhos a sistemas de gestão online, o modelo de pagamentos recorrentes ganha cada vez mais adeptos no Brasil.

A praticidade é o que leva os clientes a optarem por esse tipo de modelo. Basta contratar uma única vez, definir o tempo desse serviço (cada empresa oferece diferentes planos), passar alguns dados pessoais e bancários e pronto. Nesse texto, vamos explorar o segredo da Receita Recorrente.

Receita recorrente: os segredos do sucesso.

O acesso ao serviço é, na maioria das vezes, imediato, e não é mais preciso se preocupar com burocracia ou com a renovação de contratação todo mês. O processo é todo automático.

Diante de tantos benefícios, você também pode ter se interessado em implantar o sistema de recorrência em sua empresa. Mas antes de colocar a mão na massa, conheça alguns segredos para ter sucesso com esse modelo:

Ofereça flexibilidade de planos e contratos
O modelo de recorrência não deve funcionar como, por exemplo, os planos de academia que “prendem” os clientes a um determinado período para reduzir a mensalidade.

O consumidor deve ter a liberdade de poder cancelar a sua assinatura a qualquer momento, sem taxas ou burocracia. Se não quer mais o serviço, é só solicitar o cancelamento.

Essa praticidade na contratação chama a atenção do cliente e faz com que o modelo dê certo. Se não seguir essa linha, apesar de prender o cliente no curto prazo, em longo prazo as chances de fracasso são grandes.

Conheça o seu cliente
A retenção de clientes é uma das vantagens que o modelo de pagamento recorrente traz, pois o consumidor deixa de comprar uma vez pelo produto e passa a pagar periodicamente. No entanto, para tirar proveito dessa assiduidade é preciso estar próximo do consumidor e entender as suas necessidades.

Por exemplo, uma marca que trabalhe com assinatura de sapatos precisa, no mínimo, saber a numeração de cada um dos clientes. Mas isso é o básico. Para ir além, e satisfazer cada um deles, a fim de mantê-los na base de assinantes por mais tempo, é preciso descobrir modelo, cores e marcas de preferência. E com esses dados em mãos, enviar produtos direcionados para cada comprador.

Sistema de gestão de faturamento eficiente
As planilhas do Excel e sistemas de ERP podem ser muito úteis para o controle financeiro de uma empresa. Mas quando essa empresa trabalha com modelo de pagamento recorrente, essas ferramentas não são suficientes.

A cobrança recorrente exige uma gestão cuidadosa e criteriosa de contratos e pagamentos. A automatização desse processo deve acontecer de maneira inteligente. O programa deve ter a capacidade de identificar várias datas para cobrança recorrente, valores diferenciados e proporcionais ao uso de cada assinante.

Gerenciamento adequado de contratos
A renovação e reajuste de contratos também precisam estar dentro de um processo automatizado, assim como atualizações em sistemas e serviços. Esse gerenciamento deve permitir criação de regras para que cada cobrança e contrato sejam tratados de maneira individual, de acordo com as especificidades de cada um.

É nesse ponto-chave que algumas empresas acabam se perdendo e desperdiçando os benefícios do modelo recorrente. A gestão do faturamento recorrente precisa levar em conta a proporcionalidade de uso, além de permitir a criação de regras conforme o cliente. Fique atento: não é qualquer ferramenta que oferece isso.

Controle de inadimplência
É preciso identificar os clientes com o pagamento em atraso, gerar cobrança automática para eles, e, caso não surta efeito, suspender imediatamente a entrega de serviços ou produtos. Esse provisionamento deve ser feito de maneira dinâmica para que a empresa não tenha prejuízo com quem deixou de pagar.

Reprocessamento automático de cartão de crédito
Estudos apontam que mais de 20% das transações de cartão de crédito são rejeitadas devido ao cartão de crédito estar expirado, sem limite ou por suspeita de fraude. O reprocessamento e a comunicação com o cliente devem acontecer de maneira automática, para otimizar tempo e evitar falhas humanas.

cobranca recorrente

Se você está procurando uma solução para ajudar na adoção do modelo de pagamento recorrente, conheça a Vindi. Além de customizável, ele gera cobranças calculadas com base no uso, um grande diferencial em relação aos concorrentes.

Continue Reading
Click to comment

Faturamento Recorrente

“Recorrência”, o evento do mercado de assinaturas ganha novo vídeo.

Published

on

subscription mafia

Tá no ar o evento Recorrência, produzido e realizado pela Vindi. E para o lançamento, a empresa ilustrou num vídeo bem legal, os nomes que já passaram pelas 7 edições do evento. O evento acontecerá no dia 23 de Outubro, em São Paulo. Entitulado de Subscription Mafia, o vídeo é um belo convite para empresas que querem mudar o rumo de seus negócios e remodelar a forma como vendem.

Recorrência, a economia que transformou empresas como Netflix, Slack, Smartfit

Baseado nos estudos que a Vindi fez, o evento promove o mercado de assinaturas (e com modelos recorrentes). Nomes como Netflix, Zendesk, Spotify entre outras empresas já passaram no palco do evento para contar os cases e desafios de se ter um negócio recorrente.

Sobre o evento

Data: 23 de Outubro de 2019

Local: Expo Center Norte

Site oficial: recorrencia.com.br/evento

 

Continue Reading

Faturamento Recorrente

Case de Cobrança Recorrente: Moka Clube, clube de assinaturas de café.

Published

on

moka clube

O Moka Clube é um dos principais cases de assinatura do país, e um dos pioneiros no setor a vender produtos recorrentes. A Vindi fez um vídeo muito legal sobre um unboxing do kit deles. Assista e veja que legal!

 

 

Continue Reading

Faturamento Recorrente

Churn Rate: aprenda a diminuir a sua taxa de cancelamento!

Published

on

churn rate
Nesse post vamos falar sobre Churn Rate ou taxa de cancelamento. Afinal, entender porque uma pessoa deixa de consumir pode ser o caminho para se desenvolver um modelo de vendas mais eficiente ou um produto mais atrativo. É fato que o Churn Rate tem um impacto bastante grande para as receitas de uma empresa de recorrência. Mas, apesar desse lado desafiador, é excelente oportunidade entender o comportamento de seus consumidores e, assim, fazer as adequações necessárias para que tenha cada vez menos taxa de cancelamento. É uma forma de promover o crescimento sustentável do seu negócio e ainda reunir informações importantes para o seu posicionamento no mercado.

O que é churn rate e como identificar?

Neste artigo iremos falar um pouco mais sobre o Churn Rate e discutir algumas ações que podem te ajudar a reduzir essa métrica. Contribuindo para o desenvolvimento do seu negócio e melhora das ações comerciais. Não deixe de conferir os próximos parágrafos!

Para isso é necessário fazer uma conta bastante simples. Veja só: divida a quantidade de cancelamentos que teve no período pelo total de clientes que você tinha no último dia do período anterior. Deixa eu explicar um pouco melhor: se no dia 31 de outubro a sua base de clientes estava em 400 pessoas e em novembro 100 consumidores deixaram o seu serviço o seu Churn Rate vai ser a divisão de 100 por 400, que dá 0,25, ou 25%. Eis aí a sua taxa de cancelamento. churn rate Agora, se o número for alto, como no exemplo acima, é porque alguma coisa está errada. Você pode até estar aumentando o número de clientes, mas ainda assim muitos acabam deixando de consumir em sua empresa. Ou seja, o seu produto ou serviço não está conseguindo manter os seus consumidores. E isso, meu amigo, pode trazer sérios problemas para a sua empresa lá na frente, afinal pode acabar não conseguindo manter uma base sólida de compradores, o que irá dificultar na manutenção do negócio. Mas saber apenas a taxa de cancelamento e monitorar esse índice em nada adiantará. É preciso que o empresário compreenda o porquê está perdendo tantos clientes e faça um planejamento para que possa reduzir esse índice e possa promover um crescimento maior da empresa. É importante lembrar sempre que é mais barato manter uma base fiel de clientes do que sair a procura de novos compradores, pois exigirá investimento e tempo nesse processo. Veja a seguir algumas ações voltadas para a redução do Churn Rate:

1. Tenha um padrão de qualidade para os seus produtos

Antes de qualquer coisa o que um cliente busca é qualidade. Não adianta oferecer um bom preço se o produto não irá satisfazer as necessidades de um comprador. Investir na qualidade das mercadorias ou serviços não é apenas um atrativo para novas pessoas na sua loja, mas também para que elas continuem retornando e, claro, comprando. Mas estabelecer um padrão de qualidade é apenas o início desse processo. Nenhum negócio pode se limitar a manter eternamente um mesmo patamar de atendimento. É necessário desenvolver os produtos e serviços de modo a acompanhar sempre as necessidades e os desejos dos consumidores. E isso, ainda, causará a impressão de uma empresa em constante atualização e crescimento. E quem não quer continuar consumindo em um lugar assim?

2. Fortaleça sempre o atendimento e relacionamento com os clientes

Proporcionar uma excelente experiência de compra para o seu cliente aumenta consideravelmente as chances de ele querer voltar e consumir mais. Esse atendimento de primeira classe contribui para o aumento das chances de um comprador desconsiderar outras opções no mercado, afinal ele está diante do que precisa e tendo uma experiência única na compra. A primeira impressão é a que fica – então que essa primeira impressão seja positiva. Mas não caia no erro de oferecer essa experiência de compra apenas na primeira vez. Certamente o seu cliente retornará com expectativa de um grande atendimento e se isso não ocorrer é bastante provável que ele vá para a sua lista de Churn Rate. Treine a sua equipe para que isso não ocorra e saiba alinhar as expectativas dos seus clientes com aquilo que você pode oferecer.

3. Não se esqueça dos clientes fiéis

Se por um lado é importante entender os motivos que levam as pessoas a deixarem de consumir, também é fundamental compreender as razões que levam um cliente a retornar ao seu estabelecimento. Se as pessoas param de comprar é porque tem algo errado, mas se tem pessoas que continuam comprando é porque tem alguma coisa que funciona. Com as informações certas é possível desenvolver produtos e serviços diferenciados. Essa harmonia irá contribuir para que mais clientes sejam fidelizados e, com isso, a sua empresa reduza as taxas de cancelamento. E isso tem impacto importante para uma companhia, pois fortalece a base de clientes, desenvolve os produtos e serviços, aumenta os lucros e promove o desenvolvimento do negócio. É como disse no início deste artigo: informação é fundamental para aqueles que buscam o sucesso em seus empreendimentos.

4. Mantenha um canal de diálogo com seus clientes

A melhor forma de obter informações sobre os desejos, necessidades e expectativas de seus compradores é perguntando a eles. Somente o cliente poderá dizer às razões que o levaram a não procurar mais a sua empresa e é apenas um comprador que poderá te contar o porque ele retorna ao seu estabelecimento. Para conseguir entender os consumidores é preciso ouvi-los. Manter um canal de comunicação aberto permite identificar quais pessoas podem se tornar um Churn Rate e quais motivos influenciam nisso, assim como é possível saber quais os pontos fortes dos seus produtos e serviços, além de como anda as suas estratégias de venda. Gostou das informações que trouxemos para você? Então assine a nossa newsletter e receba mais artigos com informações relevantes para o seu negócio! recorrencia
Continue Reading

Avalie sua empresa

cobranca recorrente

Trending