Connect with us

Faturamento Recorrente

Como reduzir inadimplência em negócios recorrentes?

Published

on

cobranca recorrente

Diversos fatores influenciam o surgimento da inadimplência. Fatores como valor da cobrança, se é feito para pessoa física ou jurídica, facilidade em realizar os pagamentos e opções de meio pagamentos contribuem para todo tipo de inadimplência. Por isso decidimos escrever esse texto com as principais dicas de como reduzir inadimplência em negócios recorrentes. Vamos a elas.

ANTES DA INADIMPLÊNCIA ACONTECER

1. Comunicação efetiva antes do vencimento: Entregue a cobrança com antecedência, lembre antes do vencimento por e-mail ou SMS. Alerte para os benefícios do pagamento em dia.

2. Identifique cobranças não “recebidas”: Quando se tratar de cobrança que dependa de ação do cliente (como é o caso dos boletos bancários), garanta que todos os clientes receberam e abriram a comunicação. A entrega pode ser feita por e-mail ou correios.

3. Facilite o Recebimento: Quanto mais opções fornecidas para o cliente, mais fácil fica para ele, e menor é o atrito para que o pagamento seja realizado.

4. Separe os clientes em grupos (clusterização): esquecidos, esporádicos, frequentes, quebrados e operadores. Não entenda que a Inadimplência é um grupo único de clientes. Os subgrupos devem receber tratamento diferentes, e ter condições diferentes para quitar sua dívida?

SE NÃO FOR POSSÍVEL EVITAR A INADIMPLÊNCIA

5. Re-geração de boletos automática: Atualizar a data do vencimento, já calculado com multa e juros de forma automática ajuda o cliente a não ter que fazer fila no banco para calcular a multa e juros e receber o pagamento. Com isso, aumenta o número de clientes pagantes?

6. Tenha uma régua de comunicação eficiente: Mantenha comunicação com os clientes inadimplentes com frequência via e-mail, SMS e se necessário, por telefone. Avise dos problemas que ocorrerão caso a situação persista (multa, juros, suspensão do serviço, inclusão no cadastro de proteção ao crédito, etc.)?

7. Suspenda o Serviço: Dependendo do seu segmento de atuação, a simples ameaça de suspensão do serviço é suficiente para motivar o pagamento. Se após a comunicação com prazo final para pagamento não surtir efeito, suspenda o serviço até que a parcela tenha sido paga.

DEVEDORES PERSISTENTES

8. Notificação Extra Judicia: Após cumprir todos os passos de comunicação e punição (como suspensão do serviço) sem ter sucesso na cobrança, é necessário endurecer a conversa: Envie Notificação Extrajudicial com os valores atualizados da dívida. Dê um prazo curto, de no máximo 7 dias para o cliente se pronunciar e quitar o débito.

9. Serasa / SCPC: Inclua o cliente no cadastro de proteção ao crédito quando o atraso completar 30 dias. Muitas vezes, a própria correspondência que ele recebe, já é suficiente para ele pagar a mensalidade em atraso.

10. Renegocie a dívida: Ofereça parcelamentos via débito em conta, cartão de crédito, ou boleto com assinatura de confissão de dívida. Se for online, reduz custos administrativos e evita constrangimento do cliente em assumir pessoalmente que é devedor.

Gostou das dicas? Comente

Continue Reading
Click to comment

Faturamento Recorrente

“Recorrência”, o evento do mercado de assinaturas ganha novo vídeo.

Published

on

subscription mafia

Tá no ar o evento Recorrência, produzido e realizado pela Vindi. E para o lançamento, a empresa ilustrou num vídeo bem legal, os nomes que já passaram pelas 7 edições do evento. O evento acontecerá no dia 23 de Outubro, em São Paulo. Entitulado de Subscription Mafia, o vídeo é um belo convite para empresas que querem mudar o rumo de seus negócios e remodelar a forma como vendem.

Recorrência, a economia que transformou empresas como Netflix, Slack, Smartfit

Baseado nos estudos que a Vindi fez, o evento promove o mercado de assinaturas (e com modelos recorrentes). Nomes como Netflix, Zendesk, Spotify entre outras empresas já passaram no palco do evento para contar os cases e desafios de se ter um negócio recorrente.

Sobre o evento

Data: 23 de Outubro de 2019

Local: Expo Center Norte

Site oficial: recorrencia.com.br/evento

 

Continue Reading

Faturamento Recorrente

Case de Cobrança Recorrente: Moka Clube, clube de assinaturas de café.

Published

on

moka clube

O Moka Clube é um dos principais cases de assinatura do país, e um dos pioneiros no setor a vender produtos recorrentes. A Vindi fez um vídeo muito legal sobre um unboxing do kit deles. Assista e veja que legal!

 

 

Continue Reading

Faturamento Recorrente

Churn Rate: aprenda a diminuir a sua taxa de cancelamento!

Published

on

churn rate
Nesse post vamos falar sobre Churn Rate ou taxa de cancelamento. Afinal, entender porque uma pessoa deixa de consumir pode ser o caminho para se desenvolver um modelo de vendas mais eficiente ou um produto mais atrativo. É fato que o Churn Rate tem um impacto bastante grande para as receitas de uma empresa de recorrência. Mas, apesar desse lado desafiador, é excelente oportunidade entender o comportamento de seus consumidores e, assim, fazer as adequações necessárias para que tenha cada vez menos taxa de cancelamento. É uma forma de promover o crescimento sustentável do seu negócio e ainda reunir informações importantes para o seu posicionamento no mercado.

O que é churn rate e como identificar?

Neste artigo iremos falar um pouco mais sobre o Churn Rate e discutir algumas ações que podem te ajudar a reduzir essa métrica. Contribuindo para o desenvolvimento do seu negócio e melhora das ações comerciais. Não deixe de conferir os próximos parágrafos!

Para isso é necessário fazer uma conta bastante simples. Veja só: divida a quantidade de cancelamentos que teve no período pelo total de clientes que você tinha no último dia do período anterior. Deixa eu explicar um pouco melhor: se no dia 31 de outubro a sua base de clientes estava em 400 pessoas e em novembro 100 consumidores deixaram o seu serviço o seu Churn Rate vai ser a divisão de 100 por 400, que dá 0,25, ou 25%. Eis aí a sua taxa de cancelamento. churn rate Agora, se o número for alto, como no exemplo acima, é porque alguma coisa está errada. Você pode até estar aumentando o número de clientes, mas ainda assim muitos acabam deixando de consumir em sua empresa. Ou seja, o seu produto ou serviço não está conseguindo manter os seus consumidores. E isso, meu amigo, pode trazer sérios problemas para a sua empresa lá na frente, afinal pode acabar não conseguindo manter uma base sólida de compradores, o que irá dificultar na manutenção do negócio. Mas saber apenas a taxa de cancelamento e monitorar esse índice em nada adiantará. É preciso que o empresário compreenda o porquê está perdendo tantos clientes e faça um planejamento para que possa reduzir esse índice e possa promover um crescimento maior da empresa. É importante lembrar sempre que é mais barato manter uma base fiel de clientes do que sair a procura de novos compradores, pois exigirá investimento e tempo nesse processo. Veja a seguir algumas ações voltadas para a redução do Churn Rate:

1. Tenha um padrão de qualidade para os seus produtos

Antes de qualquer coisa o que um cliente busca é qualidade. Não adianta oferecer um bom preço se o produto não irá satisfazer as necessidades de um comprador. Investir na qualidade das mercadorias ou serviços não é apenas um atrativo para novas pessoas na sua loja, mas também para que elas continuem retornando e, claro, comprando. Mas estabelecer um padrão de qualidade é apenas o início desse processo. Nenhum negócio pode se limitar a manter eternamente um mesmo patamar de atendimento. É necessário desenvolver os produtos e serviços de modo a acompanhar sempre as necessidades e os desejos dos consumidores. E isso, ainda, causará a impressão de uma empresa em constante atualização e crescimento. E quem não quer continuar consumindo em um lugar assim?

2. Fortaleça sempre o atendimento e relacionamento com os clientes

Proporcionar uma excelente experiência de compra para o seu cliente aumenta consideravelmente as chances de ele querer voltar e consumir mais. Esse atendimento de primeira classe contribui para o aumento das chances de um comprador desconsiderar outras opções no mercado, afinal ele está diante do que precisa e tendo uma experiência única na compra. A primeira impressão é a que fica – então que essa primeira impressão seja positiva. Mas não caia no erro de oferecer essa experiência de compra apenas na primeira vez. Certamente o seu cliente retornará com expectativa de um grande atendimento e se isso não ocorrer é bastante provável que ele vá para a sua lista de Churn Rate. Treine a sua equipe para que isso não ocorra e saiba alinhar as expectativas dos seus clientes com aquilo que você pode oferecer.

3. Não se esqueça dos clientes fiéis

Se por um lado é importante entender os motivos que levam as pessoas a deixarem de consumir, também é fundamental compreender as razões que levam um cliente a retornar ao seu estabelecimento. Se as pessoas param de comprar é porque tem algo errado, mas se tem pessoas que continuam comprando é porque tem alguma coisa que funciona. Com as informações certas é possível desenvolver produtos e serviços diferenciados. Essa harmonia irá contribuir para que mais clientes sejam fidelizados e, com isso, a sua empresa reduza as taxas de cancelamento. E isso tem impacto importante para uma companhia, pois fortalece a base de clientes, desenvolve os produtos e serviços, aumenta os lucros e promove o desenvolvimento do negócio. É como disse no início deste artigo: informação é fundamental para aqueles que buscam o sucesso em seus empreendimentos.

4. Mantenha um canal de diálogo com seus clientes

A melhor forma de obter informações sobre os desejos, necessidades e expectativas de seus compradores é perguntando a eles. Somente o cliente poderá dizer às razões que o levaram a não procurar mais a sua empresa e é apenas um comprador que poderá te contar o porque ele retorna ao seu estabelecimento. Para conseguir entender os consumidores é preciso ouvi-los. Manter um canal de comunicação aberto permite identificar quais pessoas podem se tornar um Churn Rate e quais motivos influenciam nisso, assim como é possível saber quais os pontos fortes dos seus produtos e serviços, além de como anda as suas estratégias de venda. Gostou das informações que trouxemos para você? Então assine a nossa newsletter e receba mais artigos com informações relevantes para o seu negócio! recorrencia
Continue Reading

Avalie sua empresa

cobranca recorrente

Trending