Connect with us

Faturamento Recorrente

Como cobrar do seu cliente sem ter dores de cabeça?

Published

on

Aliada à era digital, os novos modelos de negócio criam, cada vez mais, a necessidade de oferecer praticidade e eficiência. Além disso, diante do turbilhão de empresas oferecendo um mesmo produto ou serviço, é indispensável investir no que significa planos de fidelização do cliente.

Nesse contexto, os processos de pagamento oferecidos por seu negócio podem representar uma constante dor de cabeça ou uma grande solução. Tudo vai depender do formato adotado: cobrança manual ou cobrança automática.

Como funciona a cobrança manual

cobrana-automatica

A cobrança manual é feita sem a utilização de uma plataforma digital que realize todo o processo de forma automática e programada.

Assim, periodicamente a empresa deve fazer o levantamento dos clientes em débito e gerar os boletos do mês, da semana, quinzena ou do período que foi acordado com o cliente.

O tempo gasto e o longo trabalho não ocorrem apenas até o momento de emissão dos boletos. É preciso, após isso, controlar quem pagou e quando isso foi feito.  Além de também saber quais clientes continuam em débito depois da data de vencimento para que possam ser cobrados.

Quando todo o processo do mês acabar, o outro mês já estará começando e tudo deve ser feito novamente.

Além do excessivo e repetitivo trabalho, a chance de erro é considerável, a receita não pode ser prevista de modo seguro e o risco de inadimplência é alto. Quanto maior o número de clientes, maiores serão também os riscos.

Os custos também podem sofrer considerável acréscimo, pois é preciso ter funcionários para gerenciar o processo, o que representa gastos com salários de pessoas que poderiam estar alocadas em outras atividades importantes para o crescimento da empresa.

Se a prática manual de cobrança representa gasto de muito tempo, bastante trabalho e possível aumento dos custos, certamente não auxilia no crescimento da empresa. Por sorte, há solução para esse problema.

Como funciona a cobrança automática

cobranca-automatica

Ao adotar uma plataforma de cobrança automática, todo o processo não precisa ser repetido mês após mês por um ou mais funcionários.

O sistema faz o registro dos clientes, do valor do débito, do número de parcelas e de qualquer outra informação que seja relevante. Na data programada, as cobranças são automaticamente emitidas.

A empresa não precisa controlar manualmente quais clientes pagaram e quais não pagaram o valor do serviço. A plataforma registra toda movimentação. Assim, seu único trabalho é acessar os dados e informações já levantados e organizados.

Percebeu o tamanho da economia de tempo, trabalho e investimento?  A empresa passa a possuir pleno controle sobre o número de clientes e o valor pago por cada um. A cobrança automática possibilita estabelecer uma previsão muito mais segura dos lucros, já que os dados são exatos e programados.

Saber rapidamente quantos e quais clientes estão em atraso permite agir de modo muito mais eficiente. Além disso, o índice de erro no gerenciamento do processo é quase nulo. Independente de banco tradicional ou uma conta digital, automatizar é bom!

Quais as vantagens da cobrança automática?

  • Controle

Ao oferecer o pagamento automático aos seus clientes, as vantagens são inúmeras. Em primeiro lugar, as contas com pagamento automaticamente programado fazem com que a empresa tenha uma receita prevista, já que sabe exatamente quantos clientes possui e qual o valor de recebimento esperado.

  • Redução da inadimplência

Ainda que a inadimplência não possa ser zerada, ela é incomparavelmente menor à sofrida pelas empresas que trabalham com cobrança manual. Isso porque o cliente já sabe que há um valor que deve ser separado mensalmente, e, caso opte por pagamento com cartão de crédito ou débito automático, ele não precisa ter a preocupação de se lembrar da conta, nem de se deslocar até o banco para quitar o valor.

Se você usa uma plataforma de cobrança completa, mesmo que o cliente não tenha limite no cartão no momento da cobrança ou esqueça de pagar o boleto on-line, ferramentas de cobrança vão ajudar no processo de recebimento.

  • Economia

A empresa passa a economizar tanto tempo quanto dinheiro. A plataforma controla todo o processo e fornece todas as informações importantes sempre que necessário. E certamente custa muito menos do que manter uma rotina manual de cobrança. A relação custo X benefício é inacreditável. Uma simples conta pode te confirmar isso.

Cobrança recorrente automática

Pense na cobrança recorrente como o estabelecimento de um plano ou contrato. Por meio dela, você não venderá um produto ou serviço apenas uma vez: venderá uma assinatura.

A assinatura pode ser firmada por um tempo previamente estabelecido ou de modo indefinido, podendo ser cancelada quando o cliente desejar. Seja como for, caso a empresa adote uma plataforma de cobrança automática, o pagamento estará automaticamente programado. Desse modo, mensalmente, quinzenalmente, semanalmente ou em qualquer outro intervalo de tempo, a cobrança será instantaneamente feita. Para essa funcionalidade, você pode usar um serviço de faturamento recorrente ou uma conta digital empresas.

Quando você passa a utilizar um serviço como Netflix, Spotify ou Kindle Unlimited (serviço de livros digitais da Amazon), é exatamente isto que acontece: todo mês a cobrança aparece na sua fatura de cartão de crédito ou você recebe um boleto on-line até que você opte por cancelar a assinatura.

Para que você tenha uma ideia do alcance desses serviços, o Spotify atingiu 100 milhões de usuários, mesmo número de assinantes do Netflix. Acredite, muito do sucesso dessas empresas se deve ao sistema de assinatura, aliado ao bom serviço, é claro.

Por que contratar uma plataforma que cuide disso para você?

Se você quer usufruir de todos esses benefícios precisa contratar um sistema que ofereça eficiência, segurança e que se adeque a todas as suas necessidades.

Há diversas plataformas no mercado que prometem um serviço completo e eficiente, mas que não cobrem sequer os itens básicos que um software deve ter. Por isso, é importante avaliar as opções e contratar uma plataforma de cobrança completa que te ofereça funcionalidades que, de fato, vão otimizar sua gestão e ajudar a escalar seu negócio.

336x280

Faturamento Recorrente

“Recorrência”, o evento do mercado de assinaturas ganha novo vídeo.

Published

on

subscription mafia

Tá no ar o evento Recorrência, produzido e realizado pela Vindi. E para o lançamento, a empresa ilustrou num vídeo bem legal, os nomes que já passaram pelas 7 edições do evento. O evento acontecerá no dia 23 de Outubro, em São Paulo. Entitulado de Subscription Mafia, o vídeo é um belo convite para empresas que querem mudar o rumo de seus negócios e remodelar a forma como vendem.

Recorrência, a economia que transformou empresas como Netflix, Slack, Smartfit

Baseado nos estudos que a Vindi fez, o evento promove o mercado de assinaturas (e com modelos recorrentes). Nomes como Netflix, Zendesk, Spotify entre outras empresas já passaram no palco do evento para contar os cases e desafios de se ter um negócio recorrente.

Sobre o evento

Data: 23 de Outubro de 2019

Local: Expo Center Norte

Site oficial: recorrencia.com.br/evento

 

Continue Reading

Faturamento Recorrente

Case de Cobrança Recorrente: Moka Clube, clube de assinaturas de café.

Published

on

moka clube

O Moka Clube é um dos principais cases de assinatura do país, e um dos pioneiros no setor a vender produtos recorrentes. A Vindi fez um vídeo muito legal sobre um unboxing do kit deles. Assista e veja que legal!

 

 

Continue Reading

Faturamento Recorrente

Churn Rate: aprenda a diminuir a sua taxa de cancelamento!

Published

on

churn rate
Nesse post vamos falar sobre Churn Rate ou taxa de cancelamento. Afinal, entender porque uma pessoa deixa de consumir pode ser o caminho para se desenvolver um modelo de vendas mais eficiente ou um produto mais atrativo. É fato que o Churn Rate tem um impacto bastante grande para as receitas de uma empresa de recorrência. Mas, apesar desse lado desafiador, é excelente oportunidade entender o comportamento de seus consumidores e, assim, fazer as adequações necessárias para que tenha cada vez menos taxa de cancelamento. É uma forma de promover o crescimento sustentável do seu negócio e ainda reunir informações importantes para o seu posicionamento no mercado.

O que é churn rate e como identificar?

Neste artigo iremos falar um pouco mais sobre o Churn Rate e discutir algumas ações que podem te ajudar a reduzir essa métrica. Contribuindo para o desenvolvimento do seu negócio e melhora das ações comerciais. Não deixe de conferir os próximos parágrafos!

Para isso é necessário fazer uma conta bastante simples. Veja só: divida a quantidade de cancelamentos que teve no período pelo total de clientes que você tinha no último dia do período anterior. Deixa eu explicar um pouco melhor: se no dia 31 de outubro a sua base de clientes estava em 400 pessoas e em novembro 100 consumidores deixaram o seu serviço o seu Churn Rate vai ser a divisão de 100 por 400, que dá 0,25, ou 25%. Eis aí a sua taxa de cancelamento. churn rate Agora, se o número for alto, como no exemplo acima, é porque alguma coisa está errada. Você pode até estar aumentando o número de clientes, mas ainda assim muitos acabam deixando de consumir em sua empresa. Ou seja, o seu produto ou serviço não está conseguindo manter os seus consumidores. E isso, meu amigo, pode trazer sérios problemas para a sua empresa lá na frente, afinal pode acabar não conseguindo manter uma base sólida de compradores, o que irá dificultar na manutenção do negócio. Mas saber apenas a taxa de cancelamento e monitorar esse índice em nada adiantará. É preciso que o empresário compreenda o porquê está perdendo tantos clientes e faça um planejamento para que possa reduzir esse índice e possa promover um crescimento maior da empresa. É importante lembrar sempre que é mais barato manter uma base fiel de clientes do que sair a procura de novos compradores, pois exigirá investimento e tempo nesse processo. Veja a seguir algumas ações voltadas para a redução do Churn Rate:

1. Tenha um padrão de qualidade para os seus produtos

Antes de qualquer coisa o que um cliente busca é qualidade. Não adianta oferecer um bom preço se o produto não irá satisfazer as necessidades de um comprador. Investir na qualidade das mercadorias ou serviços não é apenas um atrativo para novas pessoas na sua loja, mas também para que elas continuem retornando e, claro, comprando. Mas estabelecer um padrão de qualidade é apenas o início desse processo. Nenhum negócio pode se limitar a manter eternamente um mesmo patamar de atendimento. É necessário desenvolver os produtos e serviços de modo a acompanhar sempre as necessidades e os desejos dos consumidores. E isso, ainda, causará a impressão de uma empresa em constante atualização e crescimento. E quem não quer continuar consumindo em um lugar assim?

2. Fortaleça sempre o atendimento e relacionamento com os clientes

Proporcionar uma excelente experiência de compra para o seu cliente aumenta consideravelmente as chances de ele querer voltar e consumir mais. Esse atendimento de primeira classe contribui para o aumento das chances de um comprador desconsiderar outras opções no mercado, afinal ele está diante do que precisa e tendo uma experiência única na compra. A primeira impressão é a que fica – então que essa primeira impressão seja positiva. Mas não caia no erro de oferecer essa experiência de compra apenas na primeira vez. Certamente o seu cliente retornará com expectativa de um grande atendimento e se isso não ocorrer é bastante provável que ele vá para a sua lista de Churn Rate. Treine a sua equipe para que isso não ocorra e saiba alinhar as expectativas dos seus clientes com aquilo que você pode oferecer.

3. Não se esqueça dos clientes fiéis

Se por um lado é importante entender os motivos que levam as pessoas a deixarem de consumir, também é fundamental compreender as razões que levam um cliente a retornar ao seu estabelecimento. Se as pessoas param de comprar é porque tem algo errado, mas se tem pessoas que continuam comprando é porque tem alguma coisa que funciona. Com as informações certas é possível desenvolver produtos e serviços diferenciados. Essa harmonia irá contribuir para que mais clientes sejam fidelizados e, com isso, a sua empresa reduza as taxas de cancelamento. E isso tem impacto importante para uma companhia, pois fortalece a base de clientes, desenvolve os produtos e serviços, aumenta os lucros e promove o desenvolvimento do negócio. É como disse no início deste artigo: informação é fundamental para aqueles que buscam o sucesso em seus empreendimentos.

4. Mantenha um canal de diálogo com seus clientes

A melhor forma de obter informações sobre os desejos, necessidades e expectativas de seus compradores é perguntando a eles. Somente o cliente poderá dizer às razões que o levaram a não procurar mais a sua empresa e é apenas um comprador que poderá te contar o porque ele retorna ao seu estabelecimento. Para conseguir entender os consumidores é preciso ouvi-los. Manter um canal de comunicação aberto permite identificar quais pessoas podem se tornar um Churn Rate e quais motivos influenciam nisso, assim como é possível saber quais os pontos fortes dos seus produtos e serviços, além de como anda as suas estratégias de venda. Gostou das informações que trouxemos para você? Então assine a nossa newsletter e receba mais artigos com informações relevantes para o seu negócio! recorrencia
Continue Reading

Avalie sua empresa

cobranca recorrente

Trending