Connect with us

Faturamento Recorrente

Como cobrar do seu cliente sem ter dores de cabeça?

Published

on

como-automatizar-processos-ajuda-sua-empresa

Aliada à era digital, os novos modelos de negócio criam, cada vez mais, a necessidade de oferecer praticidade e eficiência. Além disso, diante do turbilhão de empresas oferecendo um mesmo produto ou serviço, é indispensável investir no que significa planos de fidelização do cliente.

Nesse contexto, os processos de pagamento oferecidos por seu negócio podem representar uma constante dor de cabeça ou uma grande solução. Tudo vai depender do formato adotado: cobrança manual ou cobrança automática.

Como funciona a cobrança manual

cobrana-automatica

A cobrança manual é feita sem a utilização de uma plataforma digital que realize todo o processo de forma automática e programada.

Assim, periodicamente a empresa deve fazer o levantamento dos clientes em débito e gerar os boletos do mês, da semana, quinzena ou do período que foi acordado com o cliente.

O tempo gasto e o longo trabalho não ocorrem apenas até o momento de emissão dos boletos. É preciso, após isso, controlar quem pagou e quando isso foi feito.  Além de também saber quais clientes continuam em débito depois da data de vencimento para que possam ser cobrados.

Quando todo o processo do mês acabar, o outro mês já estará começando e tudo deve ser feito novamente.

Além do excessivo e repetitivo trabalho, a chance de erro é considerável, a receita não pode ser prevista de modo seguro e o risco de inadimplência é alto. Quanto maior o número de clientes, maiores serão também os riscos.

Os custos também podem sofrer considerável acréscimo, pois é preciso ter funcionários para gerenciar o processo, o que representa gastos com salários de pessoas que poderiam estar alocadas em outras atividades importantes para o crescimento da empresa.

Se a prática manual de cobrança representa gasto de muito tempo, bastante trabalho e possível aumento dos custos, certamente não auxilia no crescimento da empresa. Por sorte, há solução para esse problema.

Como funciona a cobrança automática

cobranca-automatica

Ao adotar uma plataforma de cobrança automática, todo o processo não precisa ser repetido mês após mês por um ou mais funcionários.

O sistema faz o registro dos clientes, do valor do débito, do número de parcelas e de qualquer outra informação que seja relevante. Na data programada, as cobranças são automaticamente emitidas.

A empresa não precisa controlar manualmente quais clientes pagaram e quais não pagaram o valor do serviço. A plataforma registra toda movimentação. Assim, seu único trabalho é acessar os dados e informações já levantados e organizados.

Percebeu o tamanho da economia de tempo, trabalho e investimento?  A empresa passa a possuir pleno controle sobre o número de clientes e o valor pago por cada um. A cobrança automática possibilita estabelecer uma previsão muito mais segura dos lucros, já que os dados são exatos e programados.

Saber rapidamente quantos e quais clientes estão em atraso permite agir de modo muito mais eficiente. Além disso, o índice de erro no gerenciamento do processo é quase nulo.

Quais as vantagens da cobrança automática?

  • Controle

Ao oferecer o pagamento automático aos seus clientes, as vantagens são inúmeras. Em primeiro lugar, as contas com pagamento automaticamente programado fazem com que a empresa tenha uma receita prevista, já que sabe exatamente quantos clientes possui e qual o valor de recebimento esperado.

  • Redução da inadimplência

Ainda que a inadimplência não possa ser zerada, ela é incomparavelmente menor à sofrida pelas empresas que trabalham com cobrança manual. Isso porque o cliente já sabe que há um valor que deve ser separado mensalmente, e, caso opte por pagamento com cartão de crédito ou débito automático, ele não precisa ter a preocupação de se lembrar da conta, nem de se deslocar até o banco para quitar o valor.

Se você usa uma plataforma de cobrança completa, mesmo que o cliente não tenha limite no cartão no momento da cobrança ou esqueça de pagar o boleto on-line, ferramentas de cobrança vão ajudar no processo de recebimento.

  • Economia

A empresa passa a economizar tanto tempo quanto dinheiro. A plataforma controla todo o processo e fornece todas as informações importantes sempre que necessário. E certamente custa muito menos do que manter uma rotina manual de cobrança. A relação custo X benefício é inacreditável. Uma simples conta pode te confirmar isso.

Cobrança recorrente automática

Pense na cobrança recorrente como o estabelecimento de um plano ou contrato. Por meio dela, você não venderá um produto ou serviço apenas uma vez: venderá uma assinatura.

A assinatura pode ser firmada por um tempo previamente estabelecido ou de modo indefinido, podendo ser cancelada quando o cliente desejar. Seja como for, caso a empresa adote uma plataforma de cobrança automática, o pagamento estará automaticamente programado. Desse modo, mensalmente, quinzenalmente, semanalmente ou em qualquer outro intervalo de tempo, a cobrança será instantaneamente feita.

Quando você passa a utilizar um serviço como Netflix, Spotify ou Kindle Unlimited (serviço de livros digitais da Amazon), é exatamente isto que acontece: todo mês a cobrança aparece na sua fatura de cartão de crédito ou você recebe um boleto on-line até que você opte por cancelar a assinatura.

Para que você tenha uma ideia do alcance desses serviços, o Spotify atingiu 100 milhões de usuários, mesmo número de assinantes do Netflix. Acredite, muito do sucesso dessas empresas se deve ao sistema de assinatura, aliado ao bom serviço, é claro.

Por que contratar uma plataforma que cuide disso para você?

Se você quer usufruir de todos esses benefícios precisa contratar um sistema que ofereça eficiência, segurança e que se adeque a todas as suas necessidades.

Há diversas plataformas no mercado que prometem um serviço completo e eficiente, mas que não cobrem sequer os itens básicos que um software deve ter. Por isso, é importante avaliar as opções e contratar uma plataforma de cobrança completa que te ofereça funcionalidades que, de fato, vão otimizar sua gestão e ajudar a escalar seu negócio.

 

336x280

Faturamento Recorrente

[Vídeo] Let’s Talk com Junior Crocco

Published

on

crocco - fitness digital

A Vindi bateu um papo sobre o mercado fitness e de academias com o Junior Crocco, fundador do Fitness Digital e do Leads 3X). Crocco é um dos especialistas do mercado e possui grande experiência.

Assista ao vídeo a seguir.

Se cadastre para receber os próximos, clique aqui.

Continue Reading

Faturamento Recorrente

[Vídeo] Vindi convida Best Berry para bate papo

Published

on

best berry video

Vindi, plataforma de cobrança recorrente convidou o Alberto Sasaki, fundador e CEO do clube de assinatura Best Berry, para um bate papo sobre início, validação e futuro de um negócio de assinaturas.

Vale muito assistir.

Assine o canal da Vindi e acompanhe outros episódios da série.

Continue Reading

Faturamento Recorrente

Como o Spotify combate inadimplência? Aprenda com regras simples.

Published

on

spotify-cobranca

Primeiro vamos fazer um disclosure aqui: sou muito fã do Spotify. Ele é um dos serviços mais eficientes e necessários do mundo. Não é à toa que o app está no celular de milhões de pessoas no mundo. E por se tratar de um negócio de assinatura (cobrança recorrente), decidi escrever esse post para mostrar que como uma automação bacana (e simples) combate de forma eficaz, o não pagamento do serviço.

Churn involuntário é aquele iceberg do Titanic

Esse é dos maiores problemas para negócios recorrentes e pode acreditar: é um monstro gigante. O churn é a métrica do cancelamento. Já o churn involuntário é aquele cancelamento onde por algum motivo, seu cliente (assinante) não conseguiu de alguma forma pagar o serviço. Em serviços de assinatura, que cobram através de cartão de crédito, o churn involuntário é comum e acontece quando o cliente troca o cartão, não tem saldo ou é alvo de fraudes (bem comum no Brasil). Clientes nessa situação, deveriam voltar para trocar o cartão no checkout do serviço ou receber um contato ativo da empresa para motivá-lo a trocar a forma de pagamento. Na maioria das vezes, o cliente é simplesmente cancelado pelo não pagamento.

É uma das métricas mais importantes para negócios recorrentes: planos, mensalidades e assinaturas.

Case Spotify

O Spotify resolve esse problema de uma forma muito simples e eficiente. Vou contar meu caso, usando o app, para ilustrar. Mas saiba que isso acontece com todo cliente pagante que teve algum problema com o cartão. Veja nos 3 passos.

1. Meu cartão (por algum motivo) não processou o pagamento. 

No dia 14/04 recebi o e-mail do Spotify dizendo do problema. Note que eles usam uma linguagem bem informal (o que é bom). No título do e-mail uma frase com a palavra “falha”, me alertava sobre a necessidade para abrir esse email.

Captura de Tela 2017-04-23 às 21.17.25

Na minha caixa de entrada, uma frase com “falha” no título.

No conteúdo do e-mail, uma mensagem clara e um botão irresistível para eu atualizar meus dados (leia-se mudar meu cartão de crédito). Veja abaixo.

Captura de Tela 2017-04-23 às 20.58.16

Não fiz a atualização no momento, pois confirmei que não havia problemas com meu cartão, mas entrei imediatamente no app para verificar se lá já tinha tido algum impacto. Apesar deles ainda não terem fechado meu acesso premium, já estava lá uma mensagem direta e agressivamente clara, que eu tinha um problema.

IMG_7099

Tarja vermelha no assinante!

2. Comunicação inteligente e de forma clara.

Dia 17/04, três dias após a falha na cobrança, o Spotify me enviou um novo e-mail avisando que iriam processar novamente meu pagamento naquele mesmo cartão. Mesmo assim, fui convidado novamente para atualizar meus dados. [Na prática, se eu tivesse ciência de algum problema com meu cartão, teria atualizado na hora].

Captura de Tela 2017-04-23 às 21.26.43

Título do email: “falha no pagamento…”

Captura de Tela 2017-04-23 às 21.26.36

Nova mensagem e um descritivo com os possíveis problemas.

3. Re-tentativa automática

Dia 19/04, num processo de re-tentativa automática, o processamento foi feito e fui cobrado pelo mesmo cartão que havia sido notificado. Nesse mesmo momento, recebi um e-mail informado minha renovação e estava lá meu acesso garantido novamente.

Captura de Tela 2017-04-23 às 21.25.29

Detalhe importante: minha conta é uma conta premium familiar, eu presenteei 5 pessoas com o acesso premium. Não foi surpresa para mim receber mensagens de pai, esposa e filhos me alertando que tinha acontecido algo. O Spotify é um dos grandes exemplos de como ser eficaz em casos de churn involuntário.

Valeu Spotify.

Simples, né? A Vindi possibilita isso tudo, de uma forma muito simples também. Quer saber como?

300x250

 

Continue Reading

Trending

Direitos Reservados @Cobrança Recorrente - Vindi

Shares
Share This