Connect with us

Cobrança Recorrente

Como cobrar do seu cliente sem ter dores de cabeça?

Published

on

como automatizar processos ajuda sua empresa

Aliada à era digital, os novos modelos de negócio criam, cada vez mais, a necessidade de oferecer praticidade e eficiência. Além disso, diante do turbilhão de empresas oferecendo um mesmo produto ou serviço, é indispensável investir no que significa planos de fidelização do cliente.

Nesse contexto, os processos de pagamento oferecidos por seu negócio podem representar uma constante dor de cabeça ou uma grande solução. Tudo vai depender do formato adotado: cobrança manual ou cobrança automática.

Como funciona a cobrança manual

cobrana-automatica

A cobrança manual é feita sem a utilização de uma plataforma digital que realize todo o processo de forma automática e programada.

Assim, periodicamente a empresa deve fazer o levantamento dos clientes em débito e gerar os boletos do mês, da semana, quinzena ou do período que foi acordado com o cliente.

O tempo gasto e o longo trabalho não ocorrem apenas até o momento de emissão dos boletos. É preciso, após isso, controlar quem pagou e quando isso foi feito.  Além de também saber quais clientes continuam em débito depois da data de vencimento para que possam ser cobrados.

Quando todo o processo do mês acabar, o outro mês já estará começando e tudo deve ser feito novamente.

Além do excessivo e repetitivo trabalho, a chance de erro é considerável, a receita não pode ser prevista de modo seguro e o risco de inadimplência é alto. Quanto maior o número de clientes, maiores serão também os riscos.

Os custos também podem sofrer considerável acréscimo, pois é preciso ter funcionários para gerenciar o processo, o que representa gastos com salários de pessoas que poderiam estar alocadas em outras atividades importantes para o crescimento da empresa.

Se a prática manual de cobrança representa gasto de muito tempo, bastante trabalho e possível aumento dos custos, certamente não auxilia no crescimento da empresa. Por sorte, há solução para esse problema.

Como funciona a cobrança automática

cobranca-automatica

Ao adotar uma plataforma de cobrança automática, todo o processo não precisa ser repetido mês após mês por um ou mais funcionários.

O sistema faz o registro dos clientes, do valor do débito, do número de parcelas e de qualquer outra informação que seja relevante. Na data programada, as cobranças são automaticamente emitidas.

A empresa não precisa controlar manualmente quais clientes pagaram e quais não pagaram o valor do serviço. A plataforma registra toda movimentação. Assim, seu único trabalho é acessar os dados e informações já levantados e organizados.

Percebeu o tamanho da economia de tempo, trabalho e investimento?  A empresa passa a possuir pleno controle sobre o número de clientes e o valor pago por cada um. A cobrança automática possibilita estabelecer uma previsão muito mais segura dos lucros, já que os dados são exatos e programados.

Saber rapidamente quantos e quais clientes estão em atraso permite agir de modo muito mais eficiente. Além disso, o índice de erro no gerenciamento do processo é quase nulo. Independente de banco tradicional ou uma conta digital, automatizar é bom!

Quais as vantagens da cobrança automática?

  • Controle

Ao oferecer o pagamento automático aos seus clientes, as vantagens são inúmeras. Em primeiro lugar, as contas com pagamento automaticamente programado fazem com que a empresa tenha uma receita prevista, já que sabe exatamente quantos clientes possui e qual o valor de recebimento esperado.

  • Redução da inadimplência

Ainda que a inadimplência não possa ser zerada, ela é incomparavelmente menor à sofrida pelas empresas que trabalham com cobrança manual. Isso porque o cliente já sabe que há um valor que deve ser separado mensalmente, e, caso opte por pagamento com cartão de crédito ou débito automático, ele não precisa ter a preocupação de se lembrar da conta, nem de se deslocar até o banco para quitar o valor.

Se você usa uma plataforma de cobrança completa, mesmo que o cliente não tenha limite no cartão no momento da cobrança ou esqueça de pagar o boleto on-line, ferramentas de cobrança vão ajudar no processo de recebimento.

  • Economia

A empresa passa a economizar tanto tempo quanto dinheiro. A plataforma controla todo o processo e fornece todas as informações importantes sempre que necessário. E certamente custa muito menos do que manter uma rotina manual de cobrança. A relação custo X benefício é inacreditável. Uma simples conta pode te confirmar isso.

Cobrança recorrente automática

Pense na cobrança recorrente como o estabelecimento de um plano ou contrato. Por meio dela, você não venderá um produto ou serviço apenas uma vez: venderá uma assinatura.

A assinatura pode ser firmada por um tempo previamente estabelecido ou de modo indefinido, podendo ser cancelada quando o cliente desejar. Seja como for, caso a empresa adote uma plataforma de cobrança automática, o pagamento estará automaticamente programado. Desse modo, mensalmente, quinzenalmente, semanalmente ou em qualquer outro intervalo de tempo, a cobrança será instantaneamente feita. Para essa funcionalidade, você pode usar um serviço de faturamento recorrente ou uma conta digital empresas.

Quando você passa a utilizar um serviço como Netflix, Spotify ou Kindle Unlimited (serviço de livros digitais da Amazon), é exatamente isto que acontece: todo mês a cobrança aparece na sua fatura de cartão de crédito ou você recebe um boleto on-line até que você opte por cancelar a assinatura.

Para que você tenha uma ideia do alcance desses serviços, o Spotify atingiu 100 milhões de usuários, mesmo número de assinantes do Netflix. Acredite, muito do sucesso dessas empresas se deve ao sistema de assinatura, aliado ao bom serviço, é claro.

Por que contratar uma plataforma que cuide disso para você?

Se você quer usufruir de todos esses benefícios precisa contratar um sistema que ofereça eficiência, segurança e que se adeque a todas as suas necessidades.

Há diversas plataformas no mercado que prometem um serviço completo e eficiente, mas que não cobrem sequer os itens básicos que um software deve ter. Por isso, é importante avaliar as opções e contratar uma plataforma de cobrança completa que te ofereça funcionalidades que, de fato, vão otimizar sua gestão e ajudar a escalar seu negócio.

336x280

Cobrança Recorrente

Cobranças recorrentes pelo Pix? Entenda como funcionará!

Published

on

cobranca recorrente pix

Mais de 35 milhões de pessoas já estão experimentando o Pix em seus pagamentos. De acordo com o Banco Central, já na primeira semana, o sistema movimentou quase 10 BILHÕES de reais no país. São cifras impressionantes para um novo meio de pagamento! 

Mas, por enquanto, o maior uso do Pix está concentrado em transferências de valores entre pessoas físicas, e em transações menores que R$1.000 (o ticket médio do Pix está em cerca de R$760).

Uma das explicações para isso é que, hoje, é preciso ter saldo em conta para fazer um Pix. Ou seja, ainda não é possível pagar algo a prazo ou a crédito com esse recurso.

Portanto, para ganhar protagonismo em transações comerciais maiores, o Pix ainda precisa passar por uma longa agenda evolutiva, prevista para 2021.

Assim, ele ganhará novas modalidades, entre elas, o parcelamento, o crédito e a automação, que favorecerá também as cobranças recorrentes.

Entenda a seguir mais sobre essas novidades previstas para o Pix no próximo ano. E como, possivelmente, será o funcionamento da cobrança recorrente pelo Pix!

Pix Garantido

O Pix Garantido está previsto para o primeiro semestre de 2021. O BC informou que essa modalidade incluirá o Crédito

“Nada mais é do que fazer um Pix irrevogável, que tem de vir embutido um produto de crédito, como por exemplo no cartão”, disse o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, João Manoel de Mello.

Portanto, o Pix Garantido será uma espécie de transação irrevogável, como os parcelamentos feitos no cartão de crédito, que são garantidos pelo banco emissor.

Cobrança Recorrente pelo Pix

Futuramente, pelas plataformas de pagamentos, como a Vindi, será possível para as empresas a automação da cobrança recorrente pelo Pix.

Na prática, a previsão é que o pagador receberá QR Codes Pix de forma automática, por canais digitais, para realizar seus pagamentos mensalmente ou na frequência determinada na contratação do produto/ serviço. Isso é similar a como funciona a cobrança recorrente por boletos, hoje em dia.

Dessa forma, a plataforma emitirá os QR Codes de acordo com o valor de cobrança e periodicidade configuradas pelo usuário, além de possibilidade de descontos ou multas, e enviará para o contato cadastrado do cliente.

O cliente fará o pagamento desse código em seu aplicativo de instituição financeira participante do Pix.

Enquanto a automação do Pix não está disponível no mercado, uma forma de realizar cobranças recorrentes usando esse meio de pagamento é emitindo manualmente os QR Codes Pix pela conta bancária da empresa. Depois, deve enviá-los, por e-mail ou aplicativo de mensagens, aos respectivos pagadores a cada cobrança.

Vantagens de usar o Pix em negócios recorrentes

Segundo o BC, o Pix promete aumentar a velocidade dos pagamentos e das transferências; tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado; e deve baixar o custo das transações, uma vez que é praticamente 100% gratuito para pessoas físicas (com algumas exceções) e deve ter tarifas menores para empresas.

Por exemplo, muitos negócios recorrentes dependem da confirmação do pagamento para despachar produtos, como os clubes de assinaturas. Com o imediatismo do Pix, a logística será mais ágil e eficiente, sem ter que esperar o tempo de compensação de um boleto bancário.

Além disso, para produtos digitais por assinatura, a lógica é a mesma: o pagamento instantâneo pode liberar rapidamente o acesso do usuário ao ambiente do assinante.

Dessa forma, o giro de vendas tende a se tornar maior, trazendo maior lucratividade para os negócios. Isso porque também as taxas do Pix para empresas estarão abaixo dos valores taxados nas transações por cartão ou boleto.

Em breve, essa novidade chegará na Vindi! Faça uma demonstração gratuita e conheça a melhor plataforma de recorrência do mercado:

banner blog demonstracao plataforma vindi 01 1


Capa: Technology vector created by freepik – www.freepik.com

Continue Reading

Cobrança Recorrente

Recorrência na Uber: lançamento de assinatura para delivery

Published

on

Uber Pass

No último dia 11 de agosto, a Uber lançou no Brasil uma nova funcionalidade em sua plataforma, voltada principalmente aos usuários do Uber Eats: uma assinatura de R$24,99, chamada Uber Pass, que garante delivery grátis em todos os pedidos acima de R$30,00.

Além desse benefício, os assinantes terão 10% de desconto em viagens no UberX (a categoria mais em conta do app de viagens), válido para qualquer cidade brasileira.

A Uber inclui no pacote de vantagens da assinatura o atendimento preferencial nos seus canais de suporte e também o direito a entregas grátis nas compras acima de R$100,00 realizadas no supermercado Cornershop (adquirido recentemente pela Uber).

As vantagens do Uber Pass são interessantes para aqueles que usam bastante o serviço de entrega do aplicativo. 

Para atrair os potenciais assinantes, é possível usar um mês grátis de assinatura até 30 dias após o seu lançamento, ou seja, até 10 de setembro de 2020. O trial pode ser destravado no próprio app da Uber.

Assinaturas como tendência

A iniciativa em oferecer esse plano de assinaturas faz parte da tendência atual, em que a procura por apps de entrega e de transporte privado aumentaram na pandemia. A oferta de vantagens no app tem relação com a expectativa de retomada econômica no Brasil, ajudando tanto usuários quanto motoristas e entregadores.

Veja outros apps de delivery de comida que também já oferecem planos de assinaturas:

  • Rappi Prime: assinatura do Rappi no valor de R$ 29,90 ao mês ou R$ 299 ao ano, que garante entrega grátis para pedidos acima de R$30, e descontos em alguns tipos de produtos;
  • IFood Loop Club: assinaturas de planos de refeições do IFood. No valor de R$ 74,99, dá direito a cinco almoços para serem pedidos em até sete dias corridos. Ou por R$ 163,99 oferece 12 almoços, que podem ser pedidos em até 30 dias. O app já testou também um serviço de assinaturas (R$19,90) para isenção da taxa de entrega, mas foi descontinuado no Brasil (fica ativo até outubro apenas para quem já é assinante).

A Uber promete estudar mais possibilidades de planos futuramente. Cada vez mais apps estão aderindo aos benefícios ocasionados pela recorrência.

Conheça mais sobre como escolher o melhor sistema de cobrança recorrente para o seu negócio.

banner do texto de melhor gateway de pagamento

 

Continue Reading

Artigos

Régua de Cobrança: o que é e como montar?

Published

on

ilustração de uma régua de cobrança

Ter uma régua de cobrança é indispensável para te ajudar a reduzir as taxas de inadimplência do seu negócio e automatizar esse processo com menos fricção com seus clientes.

Além disso, essa ferramenta de Gestão Financeira separa as etapas necessárias, para que seu time financeiro consiga cobrar com mais efetividade!

Portanto, neste artigo você saberá melhor o que significa régua de cobrança, se a sua empresa precisa e como montar uma para o seu negócio!

O que é régua de cobrança

Uma régua de cobrança é definida pelas etapas de contato com clientes inadimplentes ou que estão perto de ficarem inadimplentes com a sua empresa.

Além disso, também é possível começar uma régua de cobrança em momentos anteriores a esses, como se fosse um lembrete de pagamento. 

No entanto, é essencial que a comunicação e o tom de voz, neste caso, precisam de muita atenção, já que não pode passar a ideia de cobrança.

Uma régua de cobrança te ajuda a ter mais controle da sua gestão de pagamentos, além de aumentar a visibilidade da sua receita nos meses seguintes.

Quando você sabe quais faturas estão abertas, próximas do vencimento e inadimplentes, é muito mais fácil tomar uma decisão ou pensar em uma estratégia. 

Por isso, se até hoje você só cobrava seus clientes com uma ligação depois que via sua conta no vermelho, é hora de melhorar esse processo de cobrança!

Quais empresas precisam usar uma régua de cobrança

Em primeiro lugar, precisamos destacar que qualquer empresa sofre com a inadimplência e, portanto, toda empresa precisa ter uma régua de cobrança alinhada com o modelo de negócio.

Além disso, também temos as empresas que dependem de uma maior previsibilidade de receita, que são as recorrentes.

Dessa forma, se você tem um clube de assinaturas, um SaaS ou qualquer negócio digital que faça cobranças recorrentes, ter uma régua de cobrança é indispensável.

Como montar uma régua de cobrança

Agora que já falamos da importância da régua de cobrança para o seu negócio, existem algumas dicas essenciais para montar um processo mais eficiente:

Mapeie as formas de pagamento oferecidas

Se você oferece várias formas de pagamento na sua empresa, será preciso criar uma régua de cobrança para cada modalidade.

Isso porque a comunicação para clientes que pagam com cartão de crédito precisa ser diferente da comunicação para quem escolhe o boleto bancário.

No primeiro caso, provavelmente você terá que adicionar mensagens de erro no cadastro do cartão e nos dados do cliente, por exemplo.

Por isso, esse mapeamento é o primeiro passo para que você consiga administrar os contatos, as respostas e os pagamentos efetuados.

Escolha os canais de cobrança 

Depois de mapear as formas de pagamento, é muito importante entender o seu Perfil de Cliente Ideal (ICP) para escolher os canais de cobrança corretos.

Seus clientes abrem e-mails? Ou preferem receber SMS? Como vocês costumam se comunicar? Esses canais facilitam muito o recebimento da cobrança, já que um cliente pode alegar que não recebeu um e-mail com a fatura, por exemplo.

Defina os melhores momentos

Com canais e réguas de cobrança montadas, é hora de escolher os momentos para cobrar seu cliente.

Vamos usar o exemplo do boleto bancário. Neste caso, os melhores momentos para usar a régua de cobrança são:

  • Enviar um e-mail assim que a venda for efetuada, com o boleto anexado e o vencimento na mensagem;
  • Um lembrete de vencimento (que pode ser por SMS) um ou dois dias antes que o boleto vença;
  • Enviar uma cobrança amigável caso o boleto não seja liquidado;
  • Depois, um alerta de pagamento pendente com uma semana de atraso;
  • Por último, uma notificação de atraso caso o boleto não seja pago.

Além disso, também precisamos destacar que os detalhes dessa régua de cobrança precisam estar alinhados com o seu modelo de negócio e com o contrato estabelecido com o cliente.

Se vocês negociaram a suspensão do serviço com uma semana de atraso do pagamento, ela precisa ser notificada com antecedência e entrar no fluxo da régua de cobrança, por exemplo.

Automatize seu processo de cobrança

Se você chegou até aqui, parece que é um grande desafio montar essa régua de cobrança, ainda mais se você oferece várias formas de pagamento aos seus clientes.

No entanto, é possível simplificar muito esse processo, com a ajuda de um parceiro especialista em Gestão Financeira do seu negócio!

Com uma plataforma de gestão de cobranças, você não precisa se preocupar com a emissão manual de boletos. 

Além disso, é possível criar uma régua de cobrança totalmente automatizada, disparando os alertas aos seus clientes nas datas que você quiser.

E isso só é possível com uma plataforma completa e que consiga oferecer uma solução ideal para cuidar dessa fase tão sensível do seu negócio!

Portanto, se você gostou deste artigo sobre régua de cobrança e quer conhecer a plataforma da Vindi, que é a mais completa do mercado para a sua empresa, clique no banner abaixo e fale agora com um especialista!

banner blog institucional vindi 02 1

 

Continue Reading

Conheça a Vindi

cobranca recorrente

cobrança reccorente

Trending