Cobrança recorrente: o que é e por que você precisa adotar

Netflix, Spotify, Apple Music, Kindle Unlimited, empresas de TV a cabo, jogos como World of Warcraft. Todos esses serviços têm se mostrado cada vez mais bem sucedidos. As razões para isso são várias, como atender de modo competente a determinado nicho de mercado e oferecer valores que não pesam no bolso do consumidor.

Entretanto, além desses fatores, há outro importantíssimo que atua na facilidade de pagamento e na fidelização do cliente: a cobrança recorrente.

Imagine que, juntos, Netflix, Spotify e Apple Music somam mais de 160 milhões de assinantes. Ser assinante significa contratar um produto por tempo indeterminado ou por um número fechado de meses. Por se tratar de um serviço de assinatura, é preciso que o usuário pague periodicamente, seja por boleto, cartão de crédito ou débito automático.

Diante de tantas possibilidades de pagamento que a empresa pode oferecer, por que é indispensável usar uma plataforma que possibilite o pagamento recorrente?

O que é pagamento recorrente?

Esse é um modelo simples e eficiente de receber do seu cliente. O pagamento recorrente é aquele programado para ocorrer periodicamente, tal como um contrato ou plano. Esse plano pode ser estabelecido por período ilimitado, até que o cliente opte pelo cancelamento, ou por um período previamente estabelecido.

Assim, caso a data escolhida para o pagamento seja dia 15, todo dia 15 do mês o valor acordado será cobrado no cartão de crédito, boleto ou por meio do débito automático em conta.

Venda recorrente

Ao oferecer um serviço ou produto para o cliente apenas uma vez (como acontece no e-commerce, por exemplo) você precisa esperar que ele tenha gostado do que foi oferecido e volte a precisar do que comprou. Isso leva tempo.

Além disso, não basta esperar. É necessário investir em marketing e divulgação para que o cliente não se esqueça de sua empresa e opte por comprar em outra quando voltar a precisar do que adquiriu anteriormente. Tudo isso demanda investimento de tempo e dinheiro.

Por outro lado, ao oferecer o sistema de assinatura/recorrência, a empresa estará focada, principalmente, em oferecer um excelente serviço e uma ótima assistência ao cliente porque ao conquistar um assinante, ele fez uma venda recorrente – o que implica, também, em uma receita recorrente, dinheiro para o seu caixa todo mês.

Com isso, o comprador não sentirá necessidade de interromper o serviço e a empresa não necessitará investir tão amplamente em outros meios de conquistar sistematicamente novos clientes.

Vantagens da recorrência 

O pagamento recorrente é um modelo crescente que tem ganhado força no mercado de consumo. Isso porque ele acompanha as transformações no modelo de compra do consumidor e oferece diversas vantagens para a empresa. Confira:

  • Redução da inadimplência: ele evita atraso e, consequentemente, inadimplência porque, usando uma plataforma, a cobrança é feita automaticamente todos os meses sem o cliente ter que se preocupar com ir a um banco pagar.
  • Previsão de receita: a cobrança recorrente permite que a empresa tenha uma previsão mais fiel do quanto receberá dentro de um período baseado na quantidade de clientes que tem e do tempo que cada um deles fica retido. Duas métricas importantes para te ajudar com isso são: MRR e LTV.
  • Controle financeiro: com a previsão de receita, entrada de dinheiro, a empresa consegue fazer um controle também do fluxo de caixa e enxergar a saúde financeira do negócio para tomar melhores decisões.
  • Mais vendas: a recorrência é um modelo de cobrança que pode ser utilizado tanto no cartão de crédito quanto no boleto. Nessa primeira opção, o limite do cliente não fica comprometido – o que facilita a adesão da assinatura. Já o boleto é o segundo meio de pagamento mais usado do brasileiro que ainda não se sente seguro em usar cartão. Assim você expande o número de clientes que podem ser atendidos.

Por que automatizar sua cobrança recorrente?

É possível fazer as cobranças de forma manual? É! Mas o tempo gasto com uma atividade que pode ser facilmente automatizada pode ser o tempo investido para melhorar sua gestão, produto ou estratégias de marketing e vendas para conquistar mais clientes. Além disso, cobrar seus clientes por meio de um software evita riscos de erro humano e, consequentemente, cálculos errados.

Como escolher uma plataforma de cobrança recorrente?

Se a empresa está acertadamente pensando em mudar para um sistema de cobrança recorrente, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes.

Muitas plataformas disponíveis no mercado não oferecem todos os serviços necessários e não estão integradas a outros sistemas relevantes. Ao contratar um gerenciamento desse tipo, a empresa não sentirá nenhum ganho de tempo e o investimento não valerá a pena.

No momento de avaliar as propostas, observe se a plataforma tem funções importantes como:

  • Controle completo – desde o cadastro do plano até as cobranças e renovações automáticas;
  • Integração com outros módulos – pode pode precisar integrar com outras plataforma, CRM ou RPS, então essa a possibilidade integração é importante;
  • Adquirência – você precisa poder optar a melhor operadora de cartão para o seu negócio, contrate uma ferramenta de cobrança que disponibilize o maior número de adquirentes possível;
  • Flexibilização das opções de compra – preço por unidade, por conjunto de unidades, diferentes planos e descontos são itens importantes para oferecer ao seu cliente na hora de contratar um plano;
  • Emissão de boletos online – além do gerenciamento adequado e eficiente das compras feitas por cartão, a plataforma precisa concentrar em si a opção de emissão de boletos em PDF e com envio por e-mail;
  • Funcionalidades de combate à inadimplência – item importante para te ajudar a cobrar seus clientes em casos de atraso, as ferramentas te ajudam a fazer essa cobrança sem prejudicar o relacionamento com  assinante;
  • Fácil acompanhamento das transações processadas, não aprovadas, boletos enviados, pagos e não pagos por meio de relatórios.

A Vindi, por exemplo, oferece a melhor experiência em cobranças recorrentes. Isso porque a solução possui excelência nos sistemas oferecidos e foi pensada para integrar-se a outros sistemas fundamentais, de modo que toda preocupação com o processo de gerenciamento dos pagamentos pode se converter em preocupação em oferecer o melhor produto e serviço.

Assim, você recebe amplia seu leque de recebimento, cobra seu cliente de forma profissional e otimiza seu negócio, que são os principais benefícios da cobrança recorrente.

336x280